domingo, 15 de março de 2009

Roque Santeiro


A Cia. Chegança Produções Culturais está de parabéns pela montagem da peça "Roque Santeiro", um musical dirigido por Michelle Cabral, com texto do dramaturgo Dias Gomes, em cartaz até hoje (15/03) no Teatro Artur Azevedo. Ao assistir a peça fica evidente o profissionalismo de todos envolvidos e o cuidado com os detalhes do trabalho.

A peça que recebeu originalmente o nome de "O Berço do Herói" foi escrita em 1963 e deveria ter sido encenada em 65, mas foi censurada pelo Governo Militar. Em 1975 Dias Gomes resolveu adaptar a obra para a televisão. Mas, novamente, a história foi proibida. Dez anos depois, em 1985, já com o país vivendo o processo de redemocratização, a novela foi levada ao ar. O sucesso foi estrondoso e imediato. Em 2008, pela primeira vez os herdeiros do consagrado autor, falecido em 1999, liberaram os direitos do texto para que fosse montado em seu lugar de origem, o palco.

A trama gira em torno da volta de Roque Santeiro, um herói de guerra dado como morto, à fictícia cidade de Asa Branca. O fato desencadeia uma série de situações inusitadas e atuais que expõem a falência dos homens e de suas estruturas. A tragicomédia traz, também, personagens imortalizados como a Viúva Porcina, Sinhozinho Malta, Florindo Abelha e Zé das Medalhas.

Um comentário:

zema ribeiro disse...

'tou gostando de ver: ritmo, frequência e conteúdo (bom). parabéns! abração!